Padrão da raça Pastor Branco Suiço



Temperamento

Temperamento alegre e equilibrado,diverte-se em ação, atento com boa habilidade de ser treinado. Amigável e discreto.Alta capacidade social e devotado ao seu dono. Nunca medroso ou agressivo sem ser provocado. Um cão de trabalho e esporte, alegre e fácil de treinar, com capacidade para todo tipo de treinamento.A alta capacidade social permite uma especial habilidade de se adaptar e integrar-se a todos os tipos de situações e eventos sociais.



Principais caracteristicas físicas

Pelo:

Cobertura de comprimento médio: Denso, dupla cobertura bem assentada; abundante subpelo com um pelo de cobertura duro e reto; a face, as orelhas e a parte anterior dos membros apresentam um pelo mais curto. No pescoço e na parte posterior dos membros o pelo é ligeiramente mais longo. Um pelo ligeiramente ondulado, duro, é permitido.


Cobertura longa: Denso, dupla cobertura bem assentada; abundante subpelo com um pelo de cobertura duro e reto; a face, as orelhas e a parte anterior dos membrosapresentam um pelo mais curto. No pescoço, a longa pelagem forma uma distinta juba e, na parte posterior dos membros, forma “calças”, e o pelo na cauda é espesso.O comprimento da pelagem nunca deve ser exagerado. Um pelo ligeiramente ondulado, duro, é permitido.



COR: Branca.

TAMANHO / PESO Altura na cernelha: Machos: 58 – 66 cm. Fêmeas: 53 – 61 cm.
Peso: Machos: aproximadamente 30 – 40 kg. Fêmeas: aproximadamente 25 – 35 kg.

Exemplares típicos com tamanho um pouco acima ou abaixo do previsto pelo padrão, não devem ser desqualificados.

Mais informações no site da Confederação Brasileira de Cinofilia

História da raça